Secretaria de Direitos Humanos debate preservação socioambiental em Abaetetuba

Evento é realizado no Campus Abaetetuba da UFPA e discute soluções para preservação ambiental, mudanças climáticas e justiça socioambiental

Por Andreia Santo (SEIRDH)

 

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) participou do IV Seminário Socioambiental Angola-Brasil: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Abaetetuba, na região de integração do Tocantins. O evento começou na segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26), com o objetivo promover debates e construir possíveis soluções para a preservação do meio ambiente, o enfrentamento das mudanças climáticas e a defesa da justiça socioambiental. 

 

Neste ano, o seminário traz como tema “A pesquisa e a extensão internacional por meio da cooperação para o desenvolvimento de territórios no Sul Global”, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais das áreas de educação, humanidades, ciências, tecnologia, meio ambiente, engenharia e saúde, além de interessados em ações socioambientais na região.

 

A realização é do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFCET/UTFPR) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios, Identidades e Educação da UFPA (PPGCITE/UFPA).

 

Durante o evento, o titular da Seirdh, Miriquinho Batista, destacou a importância do seminário para o fortalecimento do diálogo internacional e para a ampliação do debate sobre a Amazônia, considerando as especificidades dos territórios e das comunidades locais.

 

“Quando falamos da Amazônia, precisamos falar das pessoas que vivem aqui, da forma como estudam, trabalham e constroem suas vidas. Muitas vezes, o debate se concentra apenas nos recursos naturais, mas é fundamental compreender também as necessidades e os desafios enfrentados pela população amazônica”, afirmou o secretário.

 

Para o coordenador do PPGCITE/UFPA, Prof. Dr. Yvens Ely Martins Cordeiro, o seminário contribui para o fortalecimento da cooperação internacional e para o desenvolvimento regional sustentável.

 

“É um evento de troca de saberes. A universidade está localizada em um importante espaço de discussão sobre os desafios globais relacionados às mudanças climáticas, à preservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável”, destacou.

 

Coordenadora do seminário e professora da UTFPR, Annelise Queiroz Amaral, explicou que o evento integra uma iniciativa de cooperação internacional entre Brasil e Angola, voltada ao fortalecimento da extensão universitária e do desenvolvimento territorial. 

 

“Esse movimento de cooperação entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e instituições parceiras africanas busca promover a troca de saberes e conhecimentos, fortalecendo a extensão universitária internacional e contribuindo para o desenvolvimento territorial dos locais onde essas instituições estão inseridas”, afirmou.

O evento reúne representantes de instituições de ensino superior brasileiras, como UEMS, USP, UFTM, UFBA e IFRJ, em parceria com universidades angolanas, como a Universidade do Namibe (UNINBE), Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED) e Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), entre outras instituições. 

DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE