A sede da Seirdh recebeu a visita institucional dos alunos do curso de Serviço Social da UFPA nesta semana. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da secretaria e trocaram experiências com a equipe da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), que os recebeu no local.
No auditório, a diretora da pasta, Verena Arruda, apresentou cada membro da equipe e explicou aos discentes que, entre as principais ações da DDH, está a retomada do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Entre os objetivos do conselho, estão a promoção e a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana em todo o Estado e o controle social sobre as políticas públicas de direitos humanos.
"Tudo o que estamos fazendo aqui está sendo feito pela primeira vez ou retornando, como o CEDH, que não atuava há mais de cinco anos. Estamos com o conselho ativo, atuante. Tivemos a felicidade de ter, nessa primeira composição, as principais entidades que atuam na luta de Direitos Humanos, sejam as históricas como o Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA), ou entidades mais recentes, como instituto Zé Cláudio e Maria, criado a partir do assassinato de lideranças", disse a diretora.
Os alunos conversaram com a assistente social Gabriela Borja, coordenadora da pasta de Diversidade Sexual e Gênero dentro da Seirdh. Durante o bate-papo, os visitantes foram apresentados ao trabalho dos assistentes, que atuam diariamente nas duas diretorias da secretaria. Além disso, também conheceram a equipe das pastas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, sob coordenação de Roberta Damasceno, e coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, administrada por Gabriela Ferreira.
Para a aluna Dulcemar Pantoja da Silva a visita à Seirdh contribuiu de forma significativa para a sua carreira. A estudante acredita que a oportunidade de conhecer de perto o trabalho e o compromisso dos assistentes sociais foi maravilhosa.
"Foi notável o o envolvimento dos profissionais, o conjunto de trabalho na promoção e defesa de direitos humanos. A secretaria é uma excelente oportunidade para estágio e dá base para que possamos praticar o que aprendemos na teoria. Além do conhecimento sobre as políticas públicas de direitos humanos e igualdade racial, o compromisso da equipe foi algo que me encantou", comemorou.